segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ondas Eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas estão presentes na televisão, no rádio, na luz visível, raio x e no forno micro-ondas e mesmo que não possam ser vistas estão ali, desempenhando seu papel. Elas são as ondas eletromagnéticas.
exemplos:
Segundo o Professor Antonio Motta Franco Junior, As ondas são perturbações que se propagam transportando energia, mas sem transporte de matéria e podem ser classificadas em Mecânicas e Eletromagnéticas.
Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas
As mecânicas necessitam de um meio material para propagação. Enquanto as eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios materiais, se propagam em todas as direções e tem direção de vibração perpendicular à direção de propagação. Isto é, as vibrações das ondas eletromagnéticas se posicionam no ângulo de 90° frente à direção da propagação.
Em uma onda eletromagnética o campo elétrico é gerado pelo campo magnético que por sua vez é gerado pelo campo elétrico. Ela é uma combinação de um campo elétrico e um campo magnético, e eles se propagam numa mesma direção porém em planos ortogonais e uma variação no campo magnético induz um campo elétrico e vice-versa.
E elas estão por aí. Não apenas em objetos, mas na própria natureza pode-se encontrar manifestações das ondas eletromagnéticas. De acordo com Antonio Motta, o Sol é nossa principal fonte de radiação eletromagnética. Ele enumera ainda os avanços tecnologicos relacionadoas às ondas eletromagnéticas.
“TV, rádio, internet, telefonia, forno microondas, radioterapia, cirurgias utilizando laser, mísseis tele-guiados, sensores infra-vermelhos, sensores, na previsão do tempo, entre outros” cita o professor.
O professor esclarece que a diferença entre elas são as frequências e o comprimento das ondas. “A velocidade entre as ondas nesses aparelhos é a mesma, 300.000km/s”, afirma.
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas e possuem frequências que variam até cerca de 108 hertz, enquanto as emissoras de TV possuem freqüências mais altas.
Antonio Motta ressalta que ainda não existem comprovações científicas dos danos causados pela radiação emitida por um forno de microondas. “Essa faixa de radiação até onde sabemos não causam danos à saúde, assim como os aparelhos celulares, que emitem ondas de baixa intensidade, explica.
* Antonio Motta Franco Junior é professor de cursos pré-vestibulares na rede PREVE/OBJETIVO
Onda eletromagnética é uma combinação de um campo elétrico e um campo magnético, esses campos se propagam numa mesma direção porém em planos ortogonais. É de conhecimento nosso que uma variação no campo magnético induz um campo elétrico e vice-versa, portanto numa onda eletromagnética o campo elétrico é gerado pelo campo magnético que por sua vez é gerado pelo campo elétrico, ambos se nutrindo num arranjo perfeito.
A onda eletromagnética transporta energia, notar isso é fácil pois posso citar como exemplo de onda eletromagnética a radiação solar e se você ficar muito tempo exposto perceberá claramente sua energia.
Toda onda eletromagnética se propaga, no vácuo, com a velocidade da luz, ou seja, cerca de 300.000 km/s e na superfície terrestre com uma velocidade muito próxima à esta, as comunicações com satélites, ondas de celular e a luz se dão através de ondas eletromagnéticas.
Ondas de rádio propriamente ditas:
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.
Imagine uma antena de uma estação de rádio:
Na extremidade da antena existe um fio ligado pelo seu centro a uma fonte alternada (que inverte o sentido a intervalos de tempo determinados). Num certo instante, teremos a corrente num sentido e, depois de alguns instantes, a corrente no outro sentido.

Fonte:
Antonio Motta Franco Junior é professor de cursos pré-vestibulares na rede PREVE/OBJETIVO
Por Nádia Maria Albano
*http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Encontro de Radioamadores de Barbacena MG (2012)

→ 10º Encontro de Radioamadores de Rio Pomba MG (2013)

→ 10º Encontro de Radioamadores de Juiz de Fora (2012)

→ Publicações ↓

Fale comigo

HAM BRASIL MAPA